24 abril 2015

Resenha: No Escuro




Sinopse da orelha:Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.
Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.
Sobre o livro: 
-Páginas: 333.
-Editora: Intrísica.
-Publicado em: 2011 no Reino Unido e em 2013 no Brasil.
-Autora: Elizabeth Haynes.

Sinopse da contra-capa: Catherine está no controle de sua vida. Bem-sucedida, sai toda noite para beber e dançar com os amigos, até que, numa festa, conhece Lee, um homem sedutor e atencioso. Sua vida está perfeita e todas as mulheres gostariam de estar em seu lugar. Ou quase todas.
Quieta e reservada, Cathy luta contra o transtorno obsessivo-compulsivo que torna penosas as tarefas mais simples, como trancar a porta do apartamento. Vulnerável a aterrorizada, ela nem de longe lembra Catherine, a pessoa que costumava ser antes de Lee deixá-la assustadoramente traumatizada.
O que aconteceu para que Catherine mudasse tanto? Que memórias a obrigam a seguir um ritual tão rígido ´para que sinta segura? E o que Cathy faria se descobrisse que Lee está não só em sua mente, mas em sua casa e em sua vida outra vez?


Comentários do livro:
"Um livro assombroso."
-The Guardian
"Um retrato assustador e convincente de um relacionamento abusivo e da heroica trajetória de uma mulher tentando se recuperar."          -Publishers Weekly




Sobre a autora: Elizabeth começou a escrever desde pequena nos parquinhos, ganhou uma máquina de escrever de segunda mão quando tinha 13 anos que deveria ser portátil, mas pesava demais passando todos os fins se semana chuvosos em casa escrevendo. Em 2005 um amigo a apresentou ao National Novel Writing Month um concurso de 50 mil palavras. Em 2006 ela escreveu, mas acabou passando do limite e não concorrendo. Em 2008 começou a escrever sua primeira história e acabou mostrando a amigos que passou para frente e assim teve seu primeiro livro publicado. É graduada em alemão e arte na Leicester University e seus livros são fortemente influenciados por seu trabalho como analista criminal na polícia de Kent onde mora atualmente.






No Escuro, primeiro livro de Haynes, chega abalando as estruturas, pois de um modo genial, delicado e instigante ela consegue nos tocar de uma forma inacreditável que te faz parar e repensar o modo como agimos e como os outros agem conosco em especial nos relacionamentos amorosos.
Elizabeth, escreve de jeito que eu, particularmente, amo. Há pessoas que não gostam que não quando a linha cronológica é quebrada, mas eu amo e o livro todo discorre desta forma e aos poucos os mistérios vão sendo desvendados e tudo vai fazendo sentido.
E dessa forma, intercalando datas do passado agitado de Catherine e o presente perturbador de Cathy, que o livro se desenrola. No começo, parece ser duas pessoas, uma no passado e uma no presente, mas com todos os desenrolares nos damos conta de que é apenas uma pessoa e de forma, nada sutil, a autora nos mostra como o trauma nos transforma radicalmente.
A história se passa na Inglaterra, no passado em Lancaster e no presente em Londres, e nos apresenta Cathy, uma mulher que sofre de TOC e é extremamente atormentada. Por coisas que aconteceram em seu passado em Lancaster, ela se afastou do mundo não deixando mais ninguém se aproximar tanto a ponto de ser seu amigo. Solitária, sofrida e quase enlouquecendo o TOC que prejudica cada vez mais seu dia a dia.
Tudo isso, até que chega Stuart, o novo morador do seu prédio, seu vizinho do andar de cima. Um psicólogo muito inteligente que consegue, através de muita paciência e persistência, quebrar as barreiras impostas por Cathy, se torna seu amigo e a ajuda superar seu transtorno. 
Enquanto tudo vai se encaixando no presente de Cathy, seu passado vai se transformando em apenas turbulência, medo e a sensação constante de perseguição. 
Cathy já superou consideravelmente seu TOC e já está namorando com Stuart, quando pistas são deixadas não ao acaso em seu apartamento, mas como aviso de que o terror pode estar voltando. É nesse momento em que sinto pena de Cathy, pois ninguém acredita em suas teorias de que Lee está voltando e está decido a terminar o que não conseguiu no passado e ela passa, literalmente, por louca, até para o namorado. Para resumir, Catherine estava certa. Mas Lee não contava com a superação e a força de Cathy, e dá mal indo preso, novamente.
O livro nos faz ponderar sobre amor, possessão e essa linha tênue existente entre esses dois sentimentos. O final, impactante, mostra que esse amor possessivo nunca acaba, não há nada que consiga destruí-lo e também nos deixa com uma vontade imensa de "quero ler a sequencia já", mas pura infelicidade não e sei Haynes nem pensa em fazer algo deste tipo, porque ela quer apenas nos chocar e fazer pensar sobre isso, que é um problema social do qual ignoramos, porém milhares de mulheres sofrem esta perseguição e não conseguem dizer e, pior, quantas mulheres morrem todos os dias tendo esse amor possessivo (que não é amor!) como desculpa esfarrapada. 
No Escuro, é basicamente uma história, nesta ordem, de amor, perseguição, loucura, destruição, trauma, isolamento, mas acima de tudo, superação, pois Cathy consegue se superar, superar - mesmo que não totalmente - seu passado doloroso e traumatizante. 
Haynes é simplesmente incrível! Ela consegue nos envolver com a história como quem não quer nada, ela nos sensibiliza, crítica e toca fundo no nosso coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. ;D