29 março 2015

Resenha do livro Fora de Mim de Martha Medeiros:

Páginas: 136Autor(a): Martha Medeiros. (Autora gaúcha, com 11 títulos publicados, Martha Medeiros já vendeu mais de 50 mil livros. Entre eles, destacam-se: Strip-tease (poemas); Meia-noite e um quarto (poemas); Geração Bivolt (crônicas); Topless (crônicas), vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura; Trem-Bala (crônicas); e Non-Stop (crônicas). Atualmente, escreve uma coluna dominical de grande sucesso, publicada nos jornais Zero Hora e O Globo)
Editora: Objetiva
Sinopse: 
"Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes 'percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda.' A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle. Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída."



O livro, apesar de curto (não me deixando falar muito), é profundo; tratando dos sentimentos e das fases após um termino.  Escrito em primeira pessoa e direcionado a pessoa amada, sendo um diário ou relato de forma intimista.
A autora descreve, com precisão, a dor pela qual se passa após um fim de relacionamento. Dando detalhes e causando encontros surpreendentes, fazendo como o destino faz na vida real.
A personagem (sem nome), revela como foi superando a dor do fim com outros amores, mas que nunca a fariam sentir o mesmo amor que sentiu pelo "você que se foi". Um livro com um personagem profunda e dolorida que busca sua cura através do tempo e de novos amores, que ela sente nunca serem iguais para no fim a personagem, através do destino, entender que já havia se curado daquela dor, que já havia superado e que todo exagero não se passava de uma grande ilusão.
É um livro muito pequeno (li em poucas horas), é uma bela distração para uma viagem. Agora, nesse período de férias, cai muito bem.
Preciso dividir o começo do livro, esse pedaço não nomeado, mas que entendemos ser um prólogo (para ser precisa, a primeira página) com vocês, trecho que, para mim, foi o mais expressivo e marcante do livro. Um trecho cheio de simbologias e metáforas (coisa que eu, particularmente, amo).
 "Nunca sofri um acidente de avião, mas já ouvi relatos de sobreviventes. Eles percebem a perde de altitude, a potência enfraquecida das turbinas, o desastre eminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave e ouve-se um barulho fora do normal, algo verdadeiramente assustador.
 Então, após o estrondo, sobe do chão um silêncio absoluto. Por alguns segundos, ninguém fala, ninguém se move. Todos rm choque. Não se sabe o que aconteceu, mas sabe-se que é grave. Alguma coisa que existia não existe mais.
 É a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda.
 Só, então, depois desse vácuo de existência, desse breve período em que ninguém tem certeza se está vivo ou morto, começam a surgir os primeiros movimentos, os primeiros gemidos, uma sinfonia de lamentos que dará início ao que está por: o depois."

Nota: 4.3 estrelas. (Talvez se eu estivesse vivido recentemente um término, eu teria dado 5 estrelas hehe)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. ;D