29 março 2015

Entrevista com a escritora Jaqueline Ramos

Oii, amores! Como andam? Eu vou bem e sempre enchendo o saco de escritores para conseguir entrevistas, e aqui vamos nós com mais uma entrevista. Vamos conhecer mais sobre autora Jaqueline Ramos e seu primeiro livro A Origem da Rosa.


(1)Como adquiriu gosto pelo universo literário?
Desde criança nunca gostei de ler, embora minha mãe ser professora, sempre tive muita preguiça em ler. Conforme fui crescendo comecei a fazer diários á partir dos 7 anos depois cadernos de poemas. Meu primeiro livro foi no ensino médio mas parei de escrever na metade e não tive mais ideia, era um romance policial. 

(2)Há quanto tempo você escreve? O que te incentivou a começar a escrever? 
Escrevo desde os 7 anos, minha mãe me incentivava a ler, mas como eu não gostava eu optei em escrever por tenho uma boa imaginação e era onde eu podia e posso descarregar tudo que penso e crio.



(3)Você tem autor e livro prediletos? Fale sobre eles.
Não tenho um autor preferido pois não li muitos livros, mas meu livro preferido sempre vai ser Troia- um romance de uma guerra do autor Claudio Moreno, foi o primeiro livro que li ganhei de presente da minha mãe em 2006 só li por inteiro 5 anos depois que ganhei mas gosto muito mesmo. Gosto de Clarisse Lispéctor.

(4)Para escrever a história A Origem da Rosa e seus livros sequenciais, você se inspirou em algum autor? 
Não... apenas pesquisei a história original A Bela e a Fera e pensei em responder minhas próprias perguntas sobre o começo dessa história que por sinal é minha preferida.

(5)Quando você teve a grande ideia para escrever seu livro? 
Foi em 2012.. em novembro, eu queria escrever um diário mas acabei me convencendo em escrever um livro, não pensei em publicá-lo até por isso achei que eu não fui muito detalhista e hoje quando li novamente o que escrevi penso que eu poderia ter feito melhor, mas estou me dedicando bastante aos próximos.

(6)Como foi o processo de criação do seu livro?
Eu trabalhava como cabeleireira ( ainda trabalho mas pretendo ficar apenas escrevendo futuramente quando os livros estiverem vendendo bem pois tenho a intenção de ser mãe e quero criar meus filhos em casa.) e eu escrevia nas horas vagas quando uma cliente faltava, sempre ouvindo musicas que por sinal sugeri no decorrer do livro. O primeiro livro A origem da rosa demorou 15 meses pois eu comecei a escrever sem ter uma linha para seguir então eu ficava as vezes de 2 á 4 meses sem escrever, mas os próximos livros já fiz um resumo antes de começar então O Poder da Rosa está sendo mais rápido pois comecei faz 3 meses e já estou no final só me falta mais tempo livre para escrever!



(7)Como é escrever uma trilogia? 
É empolgante..as vezes fico aflita pois tenho idéias do ultimo livro mas ainda estou no segundo, mas sempre guardo tudo muito bem na memória para passar para a escrita depois. No início ia ser apenas um livro, mas eu não consegui fazer um final bom e uma amiga disse que o final que eu tinha feito estava ruim e eu ainda tinha muita coisa para escrever então mudei o final e decidi fazer os três.

(8)Seus familiares e amigos sabiam que você escrevia? Qual foi a reação deles ao saberem que você lançaria um livro? 
Alguns sabiam que eu escrevia poemas e diários e meu livro que não terminei, mas todos ficaram impressionados com a novidade sim.  

(9)Você teve(tem) algum amigo conselheiro/revisor? 
Sim tenho!! Mas não posso revelar nomes pois os leitores já estão curiosos para os próximos livros e ainda é segredo de estado!rs.. 

(10)Fale sobre o livro e  sobre a trilogia. 
O livro A Origem da Rosa conta a infância do príncipe Evan, apresenta ao leitor a feiticeira que o transformou e porque mas também tem mais cenas e personagens que acrescentei. O Poder da rosa é uma continuação porem conto um pouco mais de um passado antes da história que se passa em A origem da rosa e o ultimo livro O segredo da rosa a história se passa cerca de 300 anos antes da história da Bela e a Fera pois conto a história da criadora da rosa e sua trajetória..na verdade o ultimo livro será contado em primeira pessoa então será mais detalhado.

(11)O que você está planejando para o futuro? 
Mais trilogias!!! rs quero fazer a mesma coisa, pegar um conto que gosto e contar o "antes" ainda não escolhi a história mas já pedi para meu marido meu presente de natal desse ano que vai me ajudar muito na escolha. Pedi o livro Contos de Fadas da editora Zahar. 

(12)Espaço livre. 
Apesar de ler pouco e ser preguiçosa para ler eu amo livros e fico louca em uma livraria..rs..  Eu queria fazer arquitetura esse ano, sempre quis fazer esse curso porem mudei os planos quando recebi a resposta positiva da editora. Os próximos livros vocês vão conhecer um pouquinho do meu lado desenhista pois irei fazer eu mesma as ilustrações com muito carinho para vocês! As fotos e capa de A Origem da Rosa foram feitas por meu primo Rodrigo Ramos fotógrafo em Portugal. Amo carros antigos, toco violão, piano e canto. Ando de patins com meu marido as vezes e gostamos de ver muitos filmes! Sou muuuuito tímida para falar em publico e estou treinando isso para os próximos lançamentos. :)


Bom, é isso! Logo logo, teremos mais entrevistas e outras coisas. Beijos! Foi ótimo ter esse papo com a escritora Jaqueline, conehcê-la, saber mais sobre o livro A Origem da Rosa e de seus planos. 
E não esqueçam de acessar o site da escritora (www.jaquelinecristina.com.br) e o Instagram (@escritora.jaqcrisramos) para acompanhar todas as novidades.
Beijos!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. ;D